SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 issue244Strategies and procedures of children in the literacy cycle in a problem situation involving the ideas of number and decimal numbering systemPanorama of Brazilian research on Science Education in museums author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Educação não escolar como campo de práticas pedagógicas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.244, pp.561-576. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/3455-13545.

Apresenta considerações acerca do conceito de educação não escolar (ENE) e, a partir delas, estabelece contribuições críticas ao debate que envolve o reconhecimento e o fortalecimento dos processos educativos que se inserem nesse âmbito, sob o entendimento da pedagogia como ciência da educação capaz de imprimir sentidos pedagógicos nesses processos. Admitindo a existência de dimensões formativas intrínsecas a diferentes relações e processos sociais influenciados por uma nova racionalidade educativa contemporânea, discute a perspectiva da sociedade pedagógica e da aprendizagem ao longo da vida, o lugar da ENE quanto às categorias descritivas do fenômeno educacional e os aspectos que a configura como cenário de práticas pedagógicas fundadas pela práxis da pedagogia.

Keywords : educação não escolar; pedagogia; práticas pedagógicas; educação não formal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )