SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 issue244Profile of boarding students in federal professional agricultural education maintained by the Ministry of Agriculture in Sergipe (1934 - 1967)Under the gaze of children: the school transition from early childhood education to elementary school in the contemporaneity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

KOGA, Viviane Terezinha  and  ROSSO, Ademir José. Relações entre as representações sociais sobre o estudo e o desempenho na Prova Brasil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.244, pp.616-634. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/330913300.

Investiga as representações sociais (RS) dos alunos do 9º ano sobre o estudo com base em sua abordagem estrutural e nos subsídios fornecidos pela Psicologia e Epistemologia Genética. A coleta de informações foi realizada mediante a aplicação de questionário (N=213), solicitando que os alunos evocassem palavras ou expressões relacionadas ao termo indutor "estudar é" e justificassem a expressão listada como a mais importante. As evocações foram analisadas com o auxílio dos softwares Evoc, e as justificativas, pela análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os alunos possuem uma representação ambivalente sobre o estudo, o qual é visto ora de forma positiva, como algo importante para o futuro; ora de forma negativa, caracterizado como chato e cansativo. Elevadas ou baixas, as médias de desempenho na Prova Brasil estão associadas ao tempo dedicado ao estudo, ao hábito de estudar e ao controle escolar e familiar do estudo. Nas duas situações foram identificadas atitudes heterônomas e representações hegemônicas sobre o estudo, de modo que os desempenhos na Prova Brasil não se traduzem em uma maior autonomia no estudo nem em uma compreensão mais positiva deste.

Keywords : representações sociais; autonomia no estudo; hábitos de estudo; Prova Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )