SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 issue244School education and teaching practice of teachers of popular classes: reflections based on the analysis of academic memorialsTraditional folk games and learning: a theoretical analysis of players' communications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

ASSIS, Adryanne Maria Rodrigues Barreto de  and  PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos. Discutindo combinatória em um processo de formação continuada com professores dos anos iniciais. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.244, pp.666-682. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/340513313.

Propõe analisar o efeito de uma formação continuada baseada nas situações, nos invariantes e nas representações simbólicas dos problemas combinatórios. A pesquisa constitui-se em entrevista inicial individual, quatro encontros de formação e, em seguida, entrevista final, também individual, com os professores participantes. Para este artigo, analisa-se o desenvolvimento de uma professora participante do processo. Os resultados apontam dificuldade no reconhecimento e na abordagem de combinatória na entrevista inicial, no entanto, após as intervenções, há o reconhecimento mais detalhado das diferentes situações e seus invariantes, assim como das representações. Percebe-se, assim, que a formação continuada em combinatória pode se constituir em uma ação importante, pois estimula os docentes a refletirem sobre esse conteúdo, que pode ser trabalhado desde os anos iniciais.

Keywords : combinatória; formação continuada; anos iniciais de escolarização; professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )