SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 número244Formação escolar e prática docente de professoras das classes populares: reflexões a partir da análise de memoriais acadêmicosJogo tradicional-popular e aprendizagem: uma análise teórica das comunicações dos jogadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

ASSIS, Adryanne Maria Rodrigues Barreto de  y  PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos. Discutindo combinatória em um processo de formação continuada com professores dos anos iniciais. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.244, pp.666-682. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/340513313.

Propõe analisar o efeito de uma formação continuada baseada nas situações, nos invariantes e nas representações simbólicas dos problemas combinatórios. A pesquisa constitui-se em entrevista inicial individual, quatro encontros de formação e, em seguida, entrevista final, também individual, com os professores participantes. Para este artigo, analisa-se o desenvolvimento de uma professora participante do processo. Os resultados apontam dificuldade no reconhecimento e na abordagem de combinatória na entrevista inicial, no entanto, após as intervenções, há o reconhecimento mais detalhado das diferentes situações e seus invariantes, assim como das representações. Percebe-se, assim, que a formação continuada em combinatória pode se constituir em uma ação importante, pois estimula os docentes a refletirem sobre esse conteúdo, que pode ser trabalhado desde os anos iniciais.

Palabras clave : combinatória; formação continuada; anos iniciais de escolarização; professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )