SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 issue244Discussing combinatorics in a process of continuing education with early grade teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

CRUZ, Rodrigo Wanderley Sousa; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando  and  RIBAS, João Francisco Magno. Jogo tradicional-popular e aprendizagem: uma análise teórica das comunicações dos jogadores. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.244, pp.683-701. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/3470136831.

Objetiva estabelecer dupla abordagem teórica sobre a comunicação no jogo. Para tal, propomos a praxiologia motriz, com o fim de analisar a lógica interna do jogo, e a pedagogia da corporeidade, com sua analítica existencial do movimento, para compreender o modo de agir dos jogadores. Na especificidade das abordagens, o jogo tradicional-popular recebeu uma análise objetivo-funcional e subjetivo-cultural das ações dos jogadores em sua interação com o ambiente do jogo. Assim, neste ensaio analítico-propositivo, o jogo foi apresentado como situação de movimento privilegiada para os processos de ensino-aprendizagem na escola.

Keywords : jogo; aprendizagem; comunicação; educação física; cultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )