SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 número244Discutindo combinatória em um processo de formação continuada com professores dos anos iniciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

CRUZ, Rodrigo Wanderley Sousa; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando  e  RIBAS, João Francisco Magno. Jogo tradicional-popular e aprendizagem: uma análise teórica das comunicações dos jogadores. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.244, pp.683-701. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/3470136831.

Objetiva estabelecer dupla abordagem teórica sobre a comunicação no jogo. Para tal, propomos a praxiologia motriz, com o fim de analisar a lógica interna do jogo, e a pedagogia da corporeidade, com sua analítica existencial do movimento, para compreender o modo de agir dos jogadores. Na especificidade das abordagens, o jogo tradicional-popular recebeu uma análise objetivo-funcional e subjetivo-cultural das ações dos jogadores em sua interação com o ambiente do jogo. Assim, neste ensaio analítico-propositivo, o jogo foi apresentado como situação de movimento privilegiada para os processos de ensino-aprendizagem na escola.

Palavras-chave : jogo; aprendizagem; comunicação; educação física; cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )