SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 número245"Quero ser professora": a construção de sentidos da docência por meio do PibidLetramento acadêmico em um curso de Geografia: uma perspectiva etnográfica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SILVA, Marcela Mara dos Santos; REIHN, Carolina; SOARES, Andressa  y  SOARES, Tufi Machado. A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.245, pp.46-67. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/367313975.

A pesquisa fez um levantamento sobre a abordagem do conteúdo de Avaliação Educacional em Larga Escala (Aele) nos cursos de Pedagogia presenciais, públicos e privados do País, bem como verificou a percepção de professores e coordenadores acerca da relevância dessa abordagem. Concluiu-se que foi baixo o índice de instituições de ensino superior (IES) participantes desta pesquisa que ministram o conteúdo Aele, devendo-se atentar para tal ocorrência uma vez que o ensino desse conteúdo está previsto na legislação específica dos cursos de graduação em Pedagogia. Em geral, há embasamento legal na formulação da matriz curricular dos cursos e a maioria dos profissionais pesquisados tanto considera importante que o conteúdo seja contemplado quanto acompanha os resultados nacionais e estaduais, inserindo-os em sala de aula.

Palabras clave : programas de avaliação educacional; instituições de ensino superior; curso de Pedagogia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )