SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 issue245The approach of large-scale educational assessment in undergraduate Pedagogy coursesLinguistic content as subsidy to the training of literacy teachers - the experience of Brazil and Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes  and  NEVES-JUNIOR, Bernardino. Letramento acadêmico em um curso de Geografia: uma perspectiva etnográfica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.245, pp.68-81. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/363013998.

Apresenta resultados de um estudo que objetivou compreender quais as práticas de letramento acadêmico em aulas observadas de um curso de licenciatura em Geografia e como elas são construídas pelos sujeitos. Insere-se na perspectiva do letramento como prática social, marcada por relações de poder, que varia segundo os contextos de uso da língua escrita. Os resultados indicam que o uso do quadro a giz durante as aulas expositivas ocupou um papel central. A leitura de mapas mostrou-se uma atividade periférica durante o curso, na medida em que estes, retirados de livros didáticos, eram apenas mencionados pelo professor como recurso ilustrativo dos conteúdos, e não como conteúdo a ser ensinado.

Keywords : letramento acadêmico; ensino de Geografia; etnografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )