SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 número245A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em PedagogiaConteúdos linguísticos como subsídio à formação de professores alfabetizadores - a experiência do Brasil e de Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes  e  NEVES-JUNIOR, Bernardino. Letramento acadêmico em um curso de Geografia: uma perspectiva etnográfica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.245, pp.68-81. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/363013998.

Apresenta resultados de um estudo que objetivou compreender quais as práticas de letramento acadêmico em aulas observadas de um curso de licenciatura em Geografia e como elas são construídas pelos sujeitos. Insere-se na perspectiva do letramento como prática social, marcada por relações de poder, que varia segundo os contextos de uso da língua escrita. Os resultados indicam que o uso do quadro a giz durante as aulas expositivas ocupou um papel central. A leitura de mapas mostrou-se uma atividade periférica durante o curso, na medida em que estes, retirados de livros didáticos, eram apenas mencionados pelo professor como recurso ilustrativo dos conteúdos, e não como conteúdo a ser ensinado.

Palavras-chave : letramento acadêmico; ensino de Geografia; etnografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )