SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 número245O positivismo e a literatura infantil: desmistificando a doxa e mitificando a ciência"O que você quer ser quando crescer?". Escolarização e gênero entre crianças de camadas populares urbanas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

GONCALVES, Iverton Gessé Ribeiro. A heteroglossia e o projeto político-pedagógico. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.245, pp.163-178. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/3647-14038.

Pretende analisar, sob a perspectiva dialógica, as vozes sociais que cruzam o projeto político-pedagógico de uma escola. O objetivo desse estudo é a realização de uma leitura dialógica sobre o projeto político-pedagógico da "Escola X", no intuito de obtermos respostas acerca da expectativa criada pela escola sobre seu fazer pedagógico, sob dois vieses distintos: estratégico e emancipador. A base teórica elencada para o presente estudo conta com a categoria teórica da heteroglossia, desenvolvida por Bakhtin (2011) e Volochínov (2009), e com as dimensões que abrangem o projeto político-pedagógico, em duas concepções avaliadas por Veiga (2001). Utilizou-se no estudo o método descritivo e bibliográfico e procedimentos de ordem qualitativa, propondo um modo de leitura dialogizada sobre o projeto político-pedagógico. O estudo da heteroglossia permite vislumbrar os fatores ideológicos que operam sobre o discurso, assim sendo, como apontamento geral, podemos identificar vozes de fora da comunidade que se propõem a trazer para dentro daquele espaço sócio-histórico formas de operar sobre o fazer humano e o fazer pedagógico que não são imanentes daquele lugar social.

Palabras clave : heteroglossia; projeto político-pedagógico; leitura dialógica; gêneros do discurso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )