SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 issue245The heteroglossia and the political pedagogical projectAcademic knowledge versus popular knowledge: cordel literature in the teaching of agricultural practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SENKEVICS, Adriano Souza  and  CARVALHO, Marília Pinto de. "O que você quer ser quando crescer?". Escolarização e gênero entre crianças de camadas populares urbanas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.245, pp.179-194. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/380613879.

Objetiva compreender como diferenças de gênero nas perspectivas de futuro de meninas e meninos podem estar relacionadas com o sucesso escolar das primeiras. Para tanto, foi acompanhada uma turma com 25 crianças do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de São Paulo, por meio de observações e entrevistas. Notou-se que as garotas tendiam a apresentar aspirações profissionais mais bem definidas e voltadas para carreiras que exigiam maior qualificação profissional e um prolongamento da escolarização. Dessa forma, concluiu-se que, se por um lado essas expectativas contrastavam com as inúmeras restrições vividas pelas meninas em seu cotidiano, por outro, repercutiam positivamente no empenho delas em sua vida escolar.

Keywords : rendimento escolar; relações de gênero; sociologia da infância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )