SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 número245A heteroglossia e o projeto político-pedagógicoSaber acadêmico versus saber popular: a literatura de cordel no ensino de práticas agrícolas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SENKEVICS, Adriano Souza  e  CARVALHO, Marília Pinto de. "O que você quer ser quando crescer?". Escolarização e gênero entre crianças de camadas populares urbanas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.245, pp.179-194. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/380613879.

Objetiva compreender como diferenças de gênero nas perspectivas de futuro de meninas e meninos podem estar relacionadas com o sucesso escolar das primeiras. Para tanto, foi acompanhada uma turma com 25 crianças do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de São Paulo, por meio de observações e entrevistas. Notou-se que as garotas tendiam a apresentar aspirações profissionais mais bem definidas e voltadas para carreiras que exigiam maior qualificação profissional e um prolongamento da escolarização. Dessa forma, concluiu-se que, se por um lado essas expectativas contrastavam com as inúmeras restrições vividas pelas meninas em seu cotidiano, por outro, repercutiam positivamente no empenho delas em sua vida escolar.

Palavras-chave : rendimento escolar; relações de gênero; sociologia da infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )