SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 número245"O que você quer ser quando crescer?". Escolarização e gênero entre crianças de camadas populares urbanas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SOUTO, Patrícia Carneiro; SOUSA, Antonio Amador de  y  SOUTO, Jacob Silva. Saber acadêmico versus saber popular: a literatura de cordel no ensino de práticas agrícolas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.245, pp.195-212. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/330612261.

A linguagem simples e envolvente dos versos de cordéis pode propiciar maior interação entre saber acadêmico e saber popular. Nesse sentido, o presente estudo apresenta resultados de uma experiência de produção de literatura de cordel por alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Florestal localizados na região do semiárido da Paraíba, com o objetivo de discutir os problemas e danos que o fogo indiscriminado pode causar, mostrando algumas técnicas fundamentais e recomendações básicas para a realização da queima controlada. A maneira direta de mostrar os benefícios e malefícios das queimadas para o ambiente em forma de cordel é, potencialmente, um importante veículo para os estudantes e o próprio homem do campo assimilarem os conhecimentos e construírem o saber. Concluiu-se que a literatura de cordel, tal como a produzida na experiência relatada, pode se constituir em um interessante material didático na área de educação ambiental, a ser utilizado em escolas de ciências agrárias e, de modo mais amplo, junto a populações rurais, com o intuito de contribuir para a melhoria da aprendizagem, de forma dinâmica e criativa.

Palabras clave : etnoconhecimento; queimadas; semiárido brasileiro; literatura de cordel.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )