SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 número246Familia y escuela: crisis de participación en contextos de vulnerabilidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

WULF, Christoph. Antropologia: um desafio para a educação e o desenvolvimento humano. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.246, pp.241-254. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/268330441.

Objetiva contribuir para a análise da relação entre antropologia, educação e desenvolvimento humano e aborda amplos panoramas do conceito de antropologia histórico-cultural. A antropologia inclui quatro paradigmas: o processo de hominização, o filosófico, o histórico e o cultural. Tais paradigmas correspondem a duas tendências contraditórias de desenvolvimento na globalização atual: uma é direcionada à uniformização, enquanto a outra se volta aos limites desse desenvolvimento e acentua as condições de diversidade cultural. Há uma dupla historicidade e culturalidade na antropologia que surge da historicidade e culturalidade das diferentes perspectivas de pesquisadores antropológicos e do caráter histórico-cultural dos conteúdos e dos temas de pesquisa. A relação entre pesquisa de uma única disciplina, interdisciplinar e transdisciplinar é uma questão fundamental na antropologia. Enquanto há muitas abordagens possíveis, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, como formas de organização, são particularmente adequadas para a pesquisa no campo da antropologia.

Palabras clave : antropologia histórico-cultural; desenvolvimento humano; transdisciplinaridade; historicidade; culturalidade..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )