SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 número246Antropologia: um desafio para a educação e o desenvolvimento humanoA profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

ACUNA-COLLADO, Violeta. Família e escola: crise de participação em contextos de vulnerabilidade. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.246, pp.255-272. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/267830331.

Apresenta um estudo realizado com pais/responsáveis e professores de duas escolas municipais da educação básica, situadas na região de Valparaíso, no Chile. Objetiva investigar os obstáculos que causam a baixa participação de pais/responsáveis nas escolas, a fim de criar propostas que facilitem a integração dos responsáveis com o centro educacional. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo e inspirada no paradigma interpretativo; além disso, a entrevista em profundidade foi utilizada como técnica de coleta de dados. As entrevistas foram realizadas com os pais/responsáveis de alunos com baixo rendimento acadêmico e também com os professores. Em relação às conclusões, do ponto de vista dos responsáveis, relata-se desinteresse nas atividades propostas pela escola, resultando numa baixa participação; apesar disso, descreve-se haver uma boa relação entre responsáveis e docentes. A partir da perspectiva dos professores, há relatos sobre estratégias empregadas pela escola para envolver os responsáveis no trabalho escolar e sobre a necessidade de se fixar limites quanto aos papéis que os docentes desempenham e a consequente sobrecarga de trabalho.

Palabras clave : família; escola; professores; aprendizagem; participação dos pais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )