SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 issue246Family and school: crisis of participation in contexts of vulnerabilityLife narratives of vocational education instructors as a possibility of study in the field of social representations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

CERICATO, Itale Luciane. A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.246, pp.273-289. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/373714647.

Objetiva, por meio de revisão bibliográfica, analisar algumas das questões que envolvem a profissão docente na atualidade, como a dificuldade de estabelecer um status profissional para os professores e os atuais desafios enfrentados por eles no cenário educacional brasileiro. Os dados oferecem informações sobre a instituição da atividade no País, aspectos que questionam a legitimação dos professores como profissionais da educação e algumas questões que precisam ser consideradas com vistas à superação desse questionamento. Entre estas últimas, foi possível concluir que se faz urgente e necessário discutir a reestruturação da formação inicial e continuada como eixo central que se articule a políticas educacionais voltadas à valorização da carreira, das condições de trabalho e da remuneração, enfim, ações em prol de se atrair e reter bons profissionais para a docência, colocando-a num lugar social compatível com uma nação que se quer desenvolvida.

Keywords : profissão docente; formação de professores; desenvolvimento profissional do professor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )