SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 número246Familia y escuela: crisis de participación en contextos de vulnerabilidadNarrativas de vida de instrutores da educação profissional como possibilidade de estudos no campo das representações sociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

CERICATO, Itale Luciane. A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.246, pp.273-289. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/373714647.

Objetiva, por meio de revisão bibliográfica, analisar algumas das questões que envolvem a profissão docente na atualidade, como a dificuldade de estabelecer um status profissional para os professores e os atuais desafios enfrentados por eles no cenário educacional brasileiro. Os dados oferecem informações sobre a instituição da atividade no País, aspectos que questionam a legitimação dos professores como profissionais da educação e algumas questões que precisam ser consideradas com vistas à superação desse questionamento. Entre estas últimas, foi possível concluir que se faz urgente e necessário discutir a reestruturação da formação inicial e continuada como eixo central que se articule a políticas educacionais voltadas à valorização da carreira, das condições de trabalho e da remuneração, enfim, ações em prol de se atrair e reter bons profissionais para a docência, colocando-a num lugar social compatível com uma nação que se quer desenvolvida.

Palabras clave : profissão docente; formação de professores; desenvolvimento profissional do professor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )