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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza e LIMA, Rita Pereira. Narrativas de vida de instrutores da educação profissional como possibilidade de estudos no campo das representações sociais. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.246, pp.290-304. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/261628641.
Apresenta estudo realizado com educadores que atuam em cursos de formação profissional de nível básico oferecidos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) do Rio de Janeiro. Tem como objetivo compreender experiências provenientes de trajetórias de vida, da formação e do trabalho docente e propõe aproximações teóricas entre o campo da abordagem (auto)biográfica e o da Teoria das Representações Sociais (TRS). A pesquisa foi desenvolvida em duas unidades da Faetec, com recorte orientado para as narrativas de quatro instrutoras, duas de cada unidade. O material foi analisado com base na compreensão cênica, com enfoque nas múltiplas cenas do cotidiano de trabalho construídas pelas narradoras ao longo das entrevistas/conversas. Na trajetória das instrutoras entrevistadas, ressalta-se, inicialmente, a centralidade da atuação em área profissional específica - manicure, cabeleireira, costureira e técnica em segurança do trabalho -, apontando para, em um segundo momento, a atuação na docência. As narrativas denotam a construção cotidiana de saberes, processo que envolve aprendizagens formais e informais em suas trajetórias de vida. Os resultados reforçam a possibilidade de aproximação entre as narrativas (auto)biográficas e a TRS para a compreensão da docência na Faetec. Escutar docentes, por meio de narrativas que podem revelar identidades grupais, potencializa avanços em pesquisas tanto na área da TRS quanto nos estudos (auto)biográficos.
Palavras-chave : narrativas de vida; trabalho docente; representações sociais.