SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 issue246Life narratives of vocational education instructors as a possibility of study in the field of social representationsScientific divulgation about laboratory practices: analysis of the infusion of Science, Technology and Society (STS) in texts produced by students of Biological Sciences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

NEITZEL, Adair de Aguiar; BRIDON, Janete  and  WEISS, Cláudia Suéli. Mediações em leitura: encontros na sala de aula. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.246, pp.305-322. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/379014641.

Trata das mediações em leitura na escola e analisa como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Letras da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), cujo foco é a formação de leitores no ensino médio, qualifica os futuros professores de língua e literatura a serem mediadores em leitura. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foram os portfólios produzidos pelos licenciandos durante o desenvolvimento de um projeto realizado com alunos do 1º e do 3º ano do ensino médio em duas escolas de Itajaí/Santa Catarina. Os dados coletados foram discutidos à luz das concepções de literatura de Lajolo (2001), Calvino (1993), Petit (2009) e Barthes (2007). Os resultados indicam que: a) as mediações em leitura promovidas pelo Pibid de Letras têm como concepção que a literatura tem uma função estética, a ser preservada pela escola, pois cabe ao professor ser um mediador entre aluno e literatura, além de possibilitar experiências de apreciação da obra, de fruição estética, que estreitem as relações entre obra e leitor; b) as mediações em leitura possibilitadas pelos pibidianos instigaram os alunos ao ato de ler por apreciação; c) os pibidianos exercitaram o papel de mediadores em leitura proporcionando aos alunos encontros com o texto literário; d) os pibidianos, futuros professores de língua e literatura, ampliaram seu repertório literário e exploraram diversas possibilidades de tratamento fruitivo da literatura, qualificando-se para atuar como mediadores em leitura.

Keywords : mediação em leitura; leitura literária; Pibid; formação docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )