SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 issue246Reading mediations: meetings in the classroomMathematics learning in the riverine educational context: an analysis of semiotic representation registers in mathematical modeling activity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

RODRIGUES, Diego Adaylano Monteiro; LEITE, Raquel Crosara Maia  and  GALLAO, Maria Izabel. Divulgação científica sobre práticas de laboratório: análise da inserção ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em textos produzidos por estudantes de Ciências Biológicas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.246, pp.323-338. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/382313934.

Tem como objetivo analisar as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em textos de divulgação científica (TDC) produzidos por alunos do curso de Ciências Biológicas com base em aulas práticas de laboratórios. Para tanto, foram selecionados TDC do acervo pessoal de um professor formador, escritos ao longo de sete anos por discentes de uma universidade pública. Esses documentos foram examinados conforme a análise de conteúdo e revelaram uma discussão tímida de questões sociais, históricas e éticas sobre o conhecimento científico-tecnológico, apesar de apresentarem características diversificadas, sobressaindo-se as descrições dos procedimentos internos da ciência, a aplicação da ciência no cotidiano das pessoas e a articulação entre campos da ciência.

Keywords : divulgação científica; ciência e tecnologia; aulas práticas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )