SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 número246Mediações em leitura: encontros na sala de aulaAprendizagem matemática no contexto educacional ribeirinho: a análise de registros de representação semiótica em atividade de modelagem matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

RODRIGUES, Diego Adaylano Monteiro; LEITE, Raquel Crosara Maia  y  GALLAO, Maria Izabel. Divulgação científica sobre práticas de laboratório: análise da inserção ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em textos produzidos por estudantes de Ciências Biológicas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.246, pp.323-338. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/382313934.

Tem como objetivo analisar as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em textos de divulgação científica (TDC) produzidos por alunos do curso de Ciências Biológicas com base em aulas práticas de laboratórios. Para tanto, foram selecionados TDC do acervo pessoal de um professor formador, escritos ao longo de sete anos por discentes de uma universidade pública. Esses documentos foram examinados conforme a análise de conteúdo e revelaram uma discussão tímida de questões sociais, históricas e éticas sobre o conhecimento científico-tecnológico, apesar de apresentarem características diversificadas, sobressaindo-se as descrições dos procedimentos internos da ciência, a aplicação da ciência no cotidiano das pessoas e a articulação entre campos da ciência.

Palabras clave : divulgação científica; ciência e tecnologia; aulas práticas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )