SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 issue246Scientific divulgation about laboratory practices: analysis of the infusion of Science, Technology and Society (STS) in texts produced by students of Biological SciencesThe use of mobile phones by students at school: reasons and consequences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

PINHEIRO, Tássia Cristina da Silva; ALVES, Fábio José da Costa  and  SILVA, Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da. Aprendizagem matemática no contexto educacional ribeirinho: a análise de registros de representação semiótica em atividade de modelagem matemática. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.246, pp.339-355. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/364114040.

Apresenta análise cognitiva dos registros de representação semiótica produzidos pelos alunos investigados durante atividade de modelagem, abordando a temática do manejo sustentável do açaí - devido ao fato de a cultura desse fruto ser prática predominante na região -, com o objetivo de identificar as dificuldades na aprendizagem de função polinomial do 1º grau. Nas análises realizadas, procurou-se conhecer também a compreensão crítico-social dos alunos diante de sua realidade. A pesquisa abrangeu 24 alunos do 1º ano do ensino médio modular de uma escola pública de comunidade ribeirinha de Muaná-Marajó-Pará. Verificamos como a realidade em que o aluno está inserido influencia positivamente seu aprendizado quando é realizado um trabalho que resgata seus saberes, tornando-o mais participativo e empenhado nas atividades que lhe são propostas.

Keywords : semiótica; educação matemática; cultura; ribeirinho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )