SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 número246Divulgação científica sobre práticas de laboratório: análise da inserção ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em textos produzidos por estudantes de Ciências BiológicasO uso do celular por estudantes na escola: motivos e desdobramentos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

PINHEIRO, Tássia Cristina da Silva; ALVES, Fábio José da Costa  y  SILVA, Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da. Aprendizagem matemática no contexto educacional ribeirinho: a análise de registros de representação semiótica em atividade de modelagem matemática. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.246, pp.339-355. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/364114040.

Apresenta análise cognitiva dos registros de representação semiótica produzidos pelos alunos investigados durante atividade de modelagem, abordando a temática do manejo sustentável do açaí - devido ao fato de a cultura desse fruto ser prática predominante na região -, com o objetivo de identificar as dificuldades na aprendizagem de função polinomial do 1º grau. Nas análises realizadas, procurou-se conhecer também a compreensão crítico-social dos alunos diante de sua realidade. A pesquisa abrangeu 24 alunos do 1º ano do ensino médio modular de uma escola pública de comunidade ribeirinha de Muaná-Marajó-Pará. Verificamos como a realidade em que o aluno está inserido influencia positivamente seu aprendizado quando é realizado um trabalho que resgata seus saberes, tornando-o mais participativo e empenhado nas atividades que lhe são propostas.

Palabras clave : semiótica; educação matemática; cultura; ribeirinho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )