SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 issue246The development of a bilingual project for the deaf at the Instituto Nacional de Educação de Surdos in the 1990'sAnton Makarenko's concept of collectivity in his Pedagogical poem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

MULLER, Janete Inês  and  MIANES, Felipe Leão. Narrativas autobiográficas de surdos ou de pessoas com deficiência visual: análise de identidades e de representações. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.246, pp.387-401. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/3800138666.

Articulado aos estudos culturais em educação, objetiva analisar os processos identitários e as representações de sujeitos surdos ou com deficiência visual, problematizando relatos escolares em narrativas autobiográficas. Assim, investigam-se oito obras que circulam no mercado editorial, percorrendo diferentes espaços e tempos, de modo a conferir um panorama sobre as experiências de in/exclusão de "sujeitos considerados diferentes" nas escolas comuns, sobretudo no ensino fundamental. No diálogo com teorizações sobre narrativas de si, identidades e representações, a análise do material empírico possibilita observar a dificuldade em acessar e garantir uma educação inclusiva a sujeitos surdos ou com deficiência visual. Narrando e resistindo a representações pejorativas, esses sujeitos tensionam processos de normalização, autoafirmam suas posições identitárias em grupos minoritários e reivindicam o direito à diferença. Uma inclusão não excludente permite a acolhida ao diferente e a "sensação de inclusão", potencializando suas possibilidades de aprendizagem.

Keywords : deficiente da visão; surdo; representação social; identidade; autobiografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )