SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 issue247Educational Standards and Australia: a changed landscapeContributions to the democratic education management debate: focusing on Rio Grande do Sul municipal laws author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

GUSMAO, Joana Buarque de  and  RIBEIRO, Vanda Mendes. A política educacional do Acre e os resultados do Ideb. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.247, pp.472-489. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/277933621.

Apresenta resultados preliminares de pesquisa que investiga se as políticas educacionais do Acre explicam o crescimento do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e se houve ampliação da equidade na rede de ensino. Compartilham-se aqui a descrição e a análise de parte das informações coletadas sobre a política educacional acreana. Os achados indicam a chegada de novos atores ao poder, que formularam políticas após diagnóstico e análise de testes padronizados. Depoimentos denotam que tais políticas são fruto de estratégia de planejamento, além de terem inserido a escola e a aprendizagem no centro de ações de valorização do professor, melhoria da infraestrutura das escolas, respeito à identidade acreana e fortalecimento da cooperação entre estado e municípios.

Keywords : política educacional; qualidade da educação; Ideb..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )