SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 número247Contribuições ao debate sobre gestão democrática da educação: foco em legislações municipais sul-rio-grandensesRefletindo sobre a língua escrita e sobre sua notação no final da educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

BORGHI, Raquel Fontes  e  BERTAGNA, Regiane Helena. Que educação é pública? Análise preliminar do atendimento conveniado na educação infantil nas diferentes regiões administrativas brasileiras. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.247, pp.506-518. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/278133671.

Apresenta e discute dados referentes ao atendimento conveniado na educação infantil nas regiões administrativas brasileiras. Além do estudo bibliográfico sobre a temática, realizou-se um levantamento acerca do número de municípios brasileiros de cada estado da Federação com matrículas conveniadas de educação infantil por meio dos dados disponíveis no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), referentes ao ano de 2013. O objetivo foi discutir a atuação do setor privado no atendimento da educação infantil. Os resultados evidenciam uma maior consolidação nas regiões Sudeste e Sul de uma política de conveniamento pautada em subsídios públicos ao setor privado e indicam a urgente necessidade de afirmação e luta por uma educação pública, laica e de qualidade para todos.

Palavras-chave : privatização; direito à educação; financiamento da educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )