SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 número247Que educação é pública? Análise preliminar do atendimento conveniado na educação infantil nas diferentes regiões administrativas brasileirasPrática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de  y  BRANDAO, Ana Carolina Perrusi Alves. Refletindo sobre a língua escrita e sobre sua notação no final da educação infantil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.247, pp.519-533. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/277833582.

Acreditando que as crianças das camadas populares têm direito de vivenciar situações nas quais possam, na escola, refletir sobre textos de diferentes gêneros escritos, principalmente os literários, e sobre os princípios do sistema de escrita alfabética, objetiva-se discutir o ensino e a aprendizagem da linguagem escrita envolvendo meninos e meninas de 5 anos. Para isso, foram acompanhadas duas turmas na última etapa da educação infantil durante um ano letivo. Nota-se que aquelas crianças que puderam explorar narrativas de ficção, cantigas rimadas e outros textos da tradição oral, além de jogos fonológicos, apresentaram progressos marcantes. Conclui-se que, quando o tema é o lugar da escrita na educação infantil, é importante não se ater às duas posições que têm polarizado o debate: a alfabetização precoce com métodos tradicionais ou a supressão do ensino da língua escrita e de sua notação, em nome de preservar-se a ludicidade naquela fase da educação básica.

Palabras clave : educação infantil; educação lúdica; linguagem escrita; alfabetização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )