SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 número247Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceitoRodas de pesquisa e formação em educação especial: as trajetórias de estudantes com deficiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

OLIVEIRA, Helvio Frank. Indivíduos do sexo masculino no curso de letras: performances discursivas, gênero e profissão docente. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.247, pp.552-569. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/287336091.

São analisadas e problematizadas as performances discursivas de indivíduos do sexo masculino do curso de Letras relacionadas à licenciatura como opção de curso e à docência como futura profissão. Para isso, um estudo de caso interpretativista de orientação qualitativa foi conduzido com sete acadêmicos de uma universidade pública localizada no interior de Goiás. Compõem o material de análise os discursos produzidos a partir das entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes, as quais foram posteriormente discutidas sob o viés da linguística aplicada crítica. Os resultados indicam a existência de performances discursivas heteronormativas masculinizadas, hegemônicas, essencialistas e segregacionistas de gênero em relação ao homem que cursa Letras. Determinados estigmas são históricos, ideológicos, sociais, culturais e, portanto, urgentes de problematização, tendo em vista que a escolha do curso não pode ser balizada por uma matriz exclusiva de gênero.

Palavras-chave : professores de línguas; identidades de gênero; performances discursivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )