SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 número247Rodas de pesquisa e formação em educação especial: as trajetórias de estudantes com deficiênciaProcessos de escolarização de jovens rurais de Governador Valadares-MG: entre sonhos e frustrações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro. Avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência na educação superior. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.247, pp.583-601. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/269030614.

Aborda a avaliação de estudantes com deficiência no contexto da educação superior na perspectiva da educação inclusiva e evidencia as inquietações docentes diante desse desafio. Parte da concepção da avaliação como um processo multifacetado e destaca alguns de seus aspectos, como a aprendizagem discente. O texto está inspirado em um excerto da tese de doutorado da autora, cujo objetivo foi tensionar a inclusão de estudantes com deficiência na educação superior e compreender os efeitos desse processo na docência universitária. O material empírico, gerado por meio de entrevistas narrativas realizadas com professores que atuam junto a estudantes com deficiência em diferentes cursos de graduação, em duas universidades de Santa Catarina, foi examinado sob a perspectiva da análise do discurso, amparada em referenciais foucaultianos. O estudo aponta que a presença de estudantes com deficiência na docência universitária potencializa os conflitos inerentes à prática avaliativa da aprendizagem, caracterizada, predominantemente, como classificatória e seletiva, enquanto os movimentos da inclusão produzem subjetividades solidárias. No encontro com estudantes com deficiência, os professores descobrem a pluralidade da inclusão, passando a compreendê-la como um desafio que provoca desassossegos, mas também a desconstrução de olhares padronizados e a compreensão de que, para ensinar e avaliar, é preciso aprender com a diferença.

Palabras clave : inclusão na educação superior; estudantes com deficiência; docência universitária.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )