SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 issue247Learning assessment of disabled undergraduate studentsConceptual map, an academic textual genre: a proposal for retextualization of didactic texts on History author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

ALVES, Maria Zenaide  and  DAYRELL, Juarez Tarcísio. Processos de escolarização de jovens rurais de Governador Valadares-MG: entre sonhos e frustrações. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.247, pp.602-618. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/286435911.

Apresenta resultados de uma pesquisa etnográfica que analisou a condição juvenil e os projetos de vida de jovens estudantes do ensino médio, moradores de um município rural da microrregião de Governador Valadares, Minas Gerais. O objetivo é discutir alguns aspectos dos processos de escolarização desses jovens. A análise fundamenta-se em estudos contemporâneos da sociologia da juventude e da educação. Constatou-se que ter acesso ao ensino médio foi um grande feito para essa geração, com histórico familiar de baixa escolaridade; no entanto, o sonho de ir além esbarra em frustrações como condições precárias de estudos; falta de sentido do currículo, desarticulado da realidade em que os alunos vivem; e falta de identidade desse nível de ensino.

Keywords : juventude rural; escolarização; ensino médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )