SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 issue247Rural youth and schooling in Governador Valadares-MG: dreams and frustrationsCritical environmental education for wildlife biodiversity conservation: a participative action for environmental social project "Flor da idade, Flor da cidade" (Itirapina-São Paulo) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

YOSHIMOTO, Elton Mitio; YOSHIMOTO, Graziele Maria Freire; SANTOS, Givan José Ferreira dos  and  OLIVEIRA, Marilu Martens. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.247, pp.619-636. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288136311.

Apresenta-se um relato de experiência de uma prática de retextualização de textos didáticos de história mediante a produção de mapas conceituais. O estudo é desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino fundamental II, em escola estadual localizada no município de Cambé-Paraná, e investiga se novos conhecimentos foram construídos por eles em virtude da produção desses mapas. Os resultados indicam que os alunos, ao retextualizarem textos, estabeleceram novas relações e ressignificaram os conteúdos estudados, se comparados aos seus conhecimentos prévios sobre o tema. Observa-se que a prática colaborativa e dialógica foi fundamental para a construção de novos conhecimentos com base na relação que estabeleceram nos diagramas produzidos. Espera-se com esse relato contribuir para os debates que envolvem a produção do mapa conceitual enquanto uma possibilidade de retextualização e como um gênero textual escolar produtivo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.

Keywords : mapa conceitual; gênero textual; retextualização; aprendizagem significativa; ensino de história.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )