SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 número247Processos de escolarização de jovens rurais de Governador Valadares-MG: entre sonhos e frustraçõesEducação ambiental crítica para a conservação da biodiversidade da fauna silvestre: uma ação participativa junto ao Projeto Flor da Idade, Flor da Cidade (Itirapina-São Paulo) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

YOSHIMOTO, Elton Mitio; YOSHIMOTO, Graziele Maria Freire; SANTOS, Givan José Ferreira dos  y  OLIVEIRA, Marilu Martens. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.247, pp.619-636. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288136311.

Apresenta-se um relato de experiência de uma prática de retextualização de textos didáticos de história mediante a produção de mapas conceituais. O estudo é desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino fundamental II, em escola estadual localizada no município de Cambé-Paraná, e investiga se novos conhecimentos foram construídos por eles em virtude da produção desses mapas. Os resultados indicam que os alunos, ao retextualizarem textos, estabeleceram novas relações e ressignificaram os conteúdos estudados, se comparados aos seus conhecimentos prévios sobre o tema. Observa-se que a prática colaborativa e dialógica foi fundamental para a construção de novos conhecimentos com base na relação que estabeleceram nos diagramas produzidos. Espera-se com esse relato contribuir para os debates que envolvem a produção do mapa conceitual enquanto uma possibilidade de retextualização e como um gênero textual escolar produtivo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.

Palabras clave : mapa conceitual; gênero textual; retextualização; aprendizagem significativa; ensino de história.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )