SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 issue248Academic trajectories of engineers who teach in technological and vocational education“Here at home education is very welcome”: meaning of higher education for university scholarship students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

LOCATELLI, Cleomar. Os professores no ensino superior brasileiro: transformações do trabalho docente na última década. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.248, pp.77-93. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i248.2815.

O artigo objetiva analisar a composição e as modificações do trabalho docente na última década, considerando as mudanças que ocorrem no mundo do trabalho em função dos interesses econômicos e políticos dominantes. Do ponto de vista teórico, apresentam-se algumas definições conceituais sobre a reestruturação produtiva e os processos de regulação (ou reformas educacionais), no propósito de discutir a realidade do trabalho de forma geral e do trabalho docente em especial. Do ponto de vista empírico, levantam-se alguns dados referentes ao quadro de professores do ensino superior no Brasil, observando o ocorrido na última década, mais precisamente entre 2003 e 2013. Constata-se que as condições atuais do trabalho docente no ensino superior continuam fortemente impactadas pelas transformações do mundo do trabalho e que em suas particularidades e singularidades residem contradições próprias de um setor com objetivos e finalidades não necessariamente alinhadas às regras do mercado.

Keywords : reestruturação produtiva; trabalho docente; ensino superior..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )