SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 número248Percurso formativo de engenheiros professores da educação profissional e tecnológica“Aqui em casa a educação é muito bem-vinda”: significado do ensino superior para universitários bolsistas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

LOCATELLI, Cleomar. Os professores no ensino superior brasileiro: transformações do trabalho docente na última década. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.248, pp.77-93. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i248.2815.

O artigo objetiva analisar a composição e as modificações do trabalho docente na última década, considerando as mudanças que ocorrem no mundo do trabalho em função dos interesses econômicos e políticos dominantes. Do ponto de vista teórico, apresentam-se algumas definições conceituais sobre a reestruturação produtiva e os processos de regulação (ou reformas educacionais), no propósito de discutir a realidade do trabalho de forma geral e do trabalho docente em especial. Do ponto de vista empírico, levantam-se alguns dados referentes ao quadro de professores do ensino superior no Brasil, observando o ocorrido na última década, mais precisamente entre 2003 e 2013. Constata-se que as condições atuais do trabalho docente no ensino superior continuam fortemente impactadas pelas transformações do mundo do trabalho e que em suas particularidades e singularidades residem contradições próprias de um setor com objetivos e finalidades não necessariamente alinhadas às regras do mercado.

Palabras clave : reestruturação produtiva; trabalho docente; ensino superior..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )