SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 issue248Multiplicities of resolutions by high school students in open-ended mathematics problemsDimensions of paragraphing teaching: what do teachers say and do in the tract of paragraphing? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

BESSA, Sônia  and  COSTA, Váldina Gonçalves da. Operação de multiplicação: possibilidades de intervenção com jogos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.248, pp.130-147. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i248.2576.

Estudo de natureza empírica com delineamento quase experimental. A pesquisa teve como objetivos investigar o nível de compreensão da multiplicação pelos alunos do 4º ano do ensino fundamental I; e realizar intervenção com jogos de regras e desafios específicos para o desenvolvimento da operação de multiplicação. Foi realizada uma intervenção pedagógica com 14 alunos por meio do método clínico. A intervenção foi eficaz na construção da operação de multiplicação aritmética pelos estudantes que não a dominavam, os quais apresentaram expressivos progressos nas noções aritméticas. A utilização de jogos e desafios mostrou que estes podem atender a necessidades cognitivas e afetivas dos estudantes.

Keywords : intervenção pedagógica; multiplicação; jogos matemáticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )