SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 número248Multiplicidades de resoluções de alunos do ensino médio em problemas abertos de matemáticaDimensões do ensino da paragrafação: o que dizem e fazem professores no trato com a paragrafação? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

BESSA, Sônia  y  COSTA, Váldina Gonçalves da. Operação de multiplicação: possibilidades de intervenção com jogos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.248, pp.130-147. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i248.2576.

Estudo de natureza empírica com delineamento quase experimental. A pesquisa teve como objetivos investigar o nível de compreensão da multiplicação pelos alunos do 4º ano do ensino fundamental I; e realizar intervenção com jogos de regras e desafios específicos para o desenvolvimento da operação de multiplicação. Foi realizada uma intervenção pedagógica com 14 alunos por meio do método clínico. A intervenção foi eficaz na construção da operação de multiplicação aritmética pelos estudantes que não a dominavam, os quais apresentaram expressivos progressos nas noções aritméticas. A utilização de jogos e desafios mostrou que estes podem atender a necessidades cognitivas e afetivas dos estudantes.

Palabras clave : intervenção pedagógica; multiplicação; jogos matemáticos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )