SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 número248Operação de multiplicação: possibilidades de intervenção com jogosDesafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização cultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

LEAL, Telma Ferraz  y  SILVA, Leila Nascimento da. Dimensões do ensino da paragrafação: o que dizem e fazem professores no trato com a paragrafação?. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.248, pp.148-164. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i248.2777.

O artigo discute o ensino da paragrafação com base na análise do fazer docente de duas professoras do 5º ano de uma rede pública de ensino de Pernambuco. Para tanto, realizou-se uma entrevista e foram observadas dez aulas de língua portuguesa de cada uma. Tanto nos depoimentos como nas aulas, as professoras utilizaram/mencionaram variadas dimensões do ensino da paragrafação: 1) dimensão reflexiva; 2) dimensão saber fazer; 3) dimensão saber falar; 4) dimensão prescritiva. Contudo, os dados evidenciaram que ambas as docentes tinham, na prática, dificuldades em potencializar as atividades programadas, pois planejavam boas propostas, mas não conseguiam realizar uma mediação que favorecesse de modo mais efetivo a construção do conhecimento pelos alunos. Além disso, uma delas priorizava mais um ensino da paragrafação de caráter espontaneísta, pois ocorreram apenas quatro momentos em que esse conteúdo foi abordado/mencionado em suas aulas. Tais dados demonstraram que a prática docente pode contemplar diferentes dimensões do ensino da paragrafação, que juntas colaboram para a aprendizagem dos estudantes, mas a mediação docente é fator crucial para que as atividades sejam de fato potencializadoras da construção dos conhecimentos.

Palabras clave : gramática; ensino; prática docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )