SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 issue248Challenges of interventive literacy proposals in Amazônia, Pará: Brazilian schools in cultural hybridization contextsReligiosity in teaching practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

CARDOSO, Viviani Dias; SANTOS, Joni Luiz Trichês dos; VOLPATO, Gildo  and  CONCEICAO, Victor Julierme Santos da. Professores iniciantes: análise da produção científica referente a programas de mentoria (2005-2014). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.248, pp.181-197. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i248.2579.

O artigo objetiva compreender as diferentes perspectivas teórico-metodológicas dos programas de mentoria, por meio da identificação das teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre os anos de 2005 e 2014. Trata de uma revisão sistemática de abordagem qualitativa. Na análise das produções, emergiram três categorias: diferentes perspectivas sobre os programas de mentoria; convergências e divergências entre os programas de mentoria; e influências dos programas na prática educativa dos professores iniciantes. Conclui que o debate acerca dos programas de mentoria para professores iniciantes é recente, no entanto, sua relevância abarca a preocupação de abrir espaços que auxiliem na construção dos saberes e fazeres da profissão, visando minimizar os impactos gerados no início da carreira docente.

Keywords : professor iniciante; programa de mentoria; desenvolvimento docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )