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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

CARDOSO, Viviani Dias; SANTOS, Joni Luiz Trichês dos; VOLPATO, Gildo  y  CONCEICAO, Victor Julierme Santos da. Professores iniciantes: análise da produção científica referente a programas de mentoria (2005-2014). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.248, pp.181-197. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i248.2579.

O artigo objetiva compreender as diferentes perspectivas teórico-metodológicas dos programas de mentoria, por meio da identificação das teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre os anos de 2005 e 2014. Trata de uma revisão sistemática de abordagem qualitativa. Na análise das produções, emergiram três categorias: diferentes perspectivas sobre os programas de mentoria; convergências e divergências entre os programas de mentoria; e influências dos programas na prática educativa dos professores iniciantes. Conclui que o debate acerca dos programas de mentoria para professores iniciantes é recente, no entanto, sua relevância abarca a preocupação de abrir espaços que auxiliem na construção dos saberes e fazeres da profissão, visando minimizar os impactos gerados no início da carreira docente.

Palabras clave : professor iniciante; programa de mentoria; desenvolvimento docente.

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