SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 número248Professores iniciantes: análise da produção científica referente a programas de mentoria (2005-2014)Trajetória escolar de estudantes das classes populares e acesso ao ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

VALENTE, Gabriela Abuhab. A religiosidade na prática docente. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.248, pp.198-211. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i248.2874.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a presença da religiosidade na escola pública. Em um estudo de inspiração etnográfica, acompanharam-se duas salas de ensino fundamental I em um município de São Paulo, e foi possível observar que, diferentemente do que se imaginava, a religião não está presente na escola de maneira explícita, mas de forma oculta e difusa, como uma forte influência na prática docente das professoras e ferindo o princípio de laicidade do Estado. O texto se inicia com uma breve exposição dos pressupostos teóricos na área da sociologia da educação, segue com a exposição da prática docente de duas professoras e se consolida com a análise das formas de religiosidade presentes na instituição escolar.

Palabras clave : religiosidade; escola pública; laicidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )