SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 issue249Arguments for training teachers in religious education in the religious studies course at UFPB: what kind of teachers we want to graduate? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

VASCONCELOS, Isabel Cristina Peregrina; MAMEDE, Ema Paula Botelho da Costa  and  DORNELES, Beatriz Vargas. A compreensão das relações numéricas na aprendizagem das frações: um estudo comparativo com crianças brasileiras e portuguesas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.249, pp.251-269. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.3043.

A compreensão dos números racionais é um dos maiores desafios conceituais enfrentados pelos estudantes na aprendizagem matemática durante a educação básica. No que diz respeito às frações, estabelecer a relação inversa entre o numerador e o denominador torna-se uma habilidade fundamental na construção do conceito. Os objetivos deste estudo foram: verificar como a compreensão da relação inversa entre quantidades menores do que a unidade, apresentadas nas situações de quociente e parte-todo, influencia na aprendizagem das frações; e perceber se existe diferença no desempenho entre alunos brasileiros e portugueses quanto à compreensão da relação inversa entre quantidades em problemas de fração. Os resultados indicam que os estudantes apresentam uma melhor compreensão da relação inversa entre quantidades na situação quociente e apontam que os desempenhos dos estudantes portugueses são significativamente melhores do que os dos estudantes brasileiros, nos diferentes tipos de situação. A discrepância no desempenho dos estudantes pode ser explicada pelas diferenças nos programas curriculares de matemática no quarto ano nesses países. Implicações no ensino da matemática nesses dois países foram discutidas.

Keywords : números racionais; frações; relação inversa.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )