SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 número249A compreensão das relações numéricas na aprendizagem das frações: um estudo comparativo com crianças brasileiras e portuguesasOs cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

AMARAL, Daniela Patti do; OLIVEIRA, Renato José de  e  SOUZA, Evelin Christine Fonseca de. Argumentos para a formação do professor de ensino religioso no projeto pedagógico do curso de ciências das religiões da UFPB: que docente se pretende formar?. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.249, pp.270-292. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2628.

Com base na análise retórica, o artigo discute o projeto político-pedagógico (PPP) do curso de Licenciatura em Ciências das Religiões ofertado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Traça um breve panorama do ensino religioso na legislação vigente, aborda a formação docente para a disciplina e aprecia o que está previsto para a formação de professores de ensino religioso na referida instituição. Em uma análise inicial, levantaram-se questões que levam à suposição de que a autonomia do campo educacional considerada a partir da premissa da laicidade poderia estar ameaçada. Acredita-se que as universidades públicas, na condição de centros que atuam na produção de saberes e na formação de professores para a educação básica, têm a responsabilidade de garantir que os projetos político-pedagógicos de seus cursos não adotem discursos cujos fundamentos possam comprometer os princípios basilares da laicidade.

Palavras-chave : ensino religioso; laicidade do Estado; formação docente; Ciências da Religião.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )