SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 número249Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileiraInstitucionalização da formação docente: análise de um programa de desenvolvimento profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

KLEIN, Juliana Mottini  y  GUIZZO, Bianca Salazar. Problematizando representações docentes nos Cadernos de formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.249, pp.311-331. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2763.

O artigo tem como principal objetivo problematizar as representações de professores alfabetizadores produzidas nos Cadernos de formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, metodologicamente, é proposta uma análise cultural dos Cadernos de formação - ano um da área de linguagem - elaborados pela Secretaria de Educação Básica (SEB), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e publicados no ano de 2012. Como principal ferramenta teórica, utiliza-se o conceito de representação, entendido sob a perspectiva dos estudos culturais pós-estruturalistas. Os resultados mostram que as representações mais recorrentes se vinculavam a professores alfabetizadores reflexivos, por meio das quais os docentes são interpelados a refletir, avaliar e modificar suas práticas, objetivando a alfabetização de todos os alunos até os 8 anos de idade (principal propósito do programa). Ademais, apontam para a responsabilização imputada ao professor em relação aos resultados das aprendizagens de seus alunos.

Palabras clave : formação de professores; alfabetização; letramento; representação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )