SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 número249Associações comunitárias e políticas educacionais para a infância: entre relações de força e performancesAlfabetização e educação científicas: consensos e controvérsias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

UNGHERI, Bruno Ocelli  y  ISAYAMA, Hélder Ferreira. Os saberes e a formação profissional em lazer: uma análise no campo das políticas públicas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.249, pp.389-409. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2842.

Este estudo objetiva identificar e analisar os saberes necessários para atuação de profissionais em elaboração, implementação, desenvolvimento e avaliação de políticas públicas de esporte e lazer. Para a realização da pesquisa de campo, optou-se pela análise do trabalho desenvolvido na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Belo Horizonte, órgão responsável pela coordenação das políticas públicas de esporte e lazer no município. Utilizou-se uma abordagem qualitativa que envolveu pesquisa bibliográfica e de campo, tendo esta ocorrido em duas etapas distintas, sendo a primeira uma imersão no campo de estudo, complementada pela realização de nove entrevistas semiestruturadas com oito analistas de políticas públicas e um gestor. Identificou-se que as dificuldades e as problemáticas vivenciadas em campo permitem ao profissional identificar as lacunas de sua formação, que, no contexto analisado, se relacionam, principalmente, aos saberes ligados à gestão. Por fim, notou-se que os saberes mobilizados para atuação nas políticas públicas de esporte e lazer são compostos por quatro eixos que compreendem: saberes específicos da área de atuação (esporte e lazer); conhecimentos sobre política e políticas públicas; domínio de conteúdos relacionados à gestão; e conhecimentos sobre o contexto e os sujeitos da ação.

Palabras clave : construção de saberes; formação profissional; políticas públicas; esporte; lazer..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )