SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 issue249The knowledge and professional training in leisure: an analysis performed in the field of public policyThe category of praxis in Pedagogy of the Oppressed : meanings and implications for a libertarian education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

VITOR, Fernanda Cavalcanti  and  SILVA, Ana Paula Bispo da. Alfabetização e educação científicas: consensos e controvérsias. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.249, pp.410-427. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2637.

Atualmente, educação científica e alfabetização científica estão estritamente relacionadas. Mesmo não sendo expressões sinônimas, nem mutuamente exclusivas, a correlação é enfatizada ao tratar-se do ensino de ciências. Assim, supõe-se que uma educação científica ideal pode promover a alfabetização científica. Entretanto, uma análise das principais referências da área mostra que tais conceitos não estão suficientemente claros quando é considerada a prática do professor. Neste artigo, apresentamos um estudo da literatura e mostramos que há uma lacuna entre propostas teóricas sobre alfabetização científica e ações reais do professor em aulas de ciências. Observamos ainda que não há consenso para afirmar quando um estudante pode ser considerado “cientificamente alfabetizado”.

Keywords : alfabetização científica; educação científica; avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )