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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

VITOR, Fernanda Cavalcanti  e  SILVA, Ana Paula Bispo da. Alfabetização e educação científicas: consensos e controvérsias. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.249, pp.410-427. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2637.

Atualmente, educação científica e alfabetização científica estão estritamente relacionadas. Mesmo não sendo expressões sinônimas, nem mutuamente exclusivas, a correlação é enfatizada ao tratar-se do ensino de ciências. Assim, supõe-se que uma educação científica ideal pode promover a alfabetização científica. Entretanto, uma análise das principais referências da área mostra que tais conceitos não estão suficientemente claros quando é considerada a prática do professor. Neste artigo, apresentamos um estudo da literatura e mostramos que há uma lacuna entre propostas teóricas sobre alfabetização científica e ações reais do professor em aulas de ciências. Observamos ainda que não há consenso para afirmar quando um estudante pode ser considerado “cientificamente alfabetizado”.

Palavras-chave : alfabetização científica; educação científica; avaliação.

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