SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 número249Alfabetização e educação científicas: consensos e controvérsiasDando voz às crianças: percepções acerca do papel da dimensão afetiva na atividade pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

GADELHA DE CARVALHO, Sandra Maria  e  MARTINS PIO, Paulo. A categoria da práxis em Pedagogia do Oprimido : sentidos e implicações para a educação libertadora. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.249, pp.428-445. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2729.

Os ensaios freireanos encontrados em Pedagogia do Oprimido se concretizam na relação teórico-prática e inovam-se associando o conceito de práxis à educação, a qual está a serviço da libertação, fundada na criatividade, no diálogo, na reflexão, na conscientização e em ações dos homens sobre a realidade visando a sua transformação. Na perspectiva de contribuir para a reflexão sobre o vínculo entre práxis e educação, o presente estudo, teórico-bibliográfico, tem como principal propósito identificar e analisar os sentidos da categoria práxis na obra Pedagogia do Oprimido. Debruçando nosso olhar investigativo sobre a obra em questão e dialogando com os escritos de Sánchez Vázquez (1977), Marx (2007), Konder (1992), entre outros, observamos a preponderância, nos sentidos de práxis propiciados por Freire, do caráter político, possibilitador do processo de conscientização dos homens e orientador de suas ações sobre o mundo real com vistas à sua transformação. A práxis em Freire remete à ideia de um conjunto de práticas visando à transformação da realidade e à produção da história. O que nos leva a crer que é sobre o tripé formado pela transformação de uma realidade injusta, pela transformação baseada na crítica dessa realidade e pelo seu conhecimento que Freire, a exemplo de Sánchez Vázquez (1977), elabora uma noção de práxis histórica e social.

Palavras-chave : educação libertadora; práxis; Pedagogia do Oprimido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )