SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 issue249Giving voice to children: insights on the role of affectivity in pedagogical activityPrimary education as propaganda for the intellectual formation project of the Young Men’s Christian Associations in Brazil (1893-1929) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

ROCHA, Jefrei Almeida; BREVES FILHO, José de Sousa  and  GOMES, Marcos José Negreiros. O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.249, pp.467-488. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2682.

O artigo relata não apenas a construção de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), voltado para o desenvolvimento e ensino da leitura em escolas públicas do estado do Ceará, mas também a construção de uma proposta metodológica própria e a sua utilização em três escolas públicas estaduais por professores e alunos. Inicialmente, idealizou-se a organização dos conteúdos numa proposta de sequência didática. No segundo momento, criou-se um AVA, estruturado de acordo com as necessidades da proposta idealizada. Por fim, fez-se uso do ambiente em três escolas da rede pública do estado do Ceará. Após esse período, os sujeitos da pesquisa preencheram um questionário avaliativo, a respeito de aspectos pertinentes ao ambiente e à proposta metodológica. Concluída a análise das respostas, constatou-se uma significativa contribuição do ambiente e da proposta metodológica para o desenvolvimento do ensino da leitura nas escolas.

Keywords : ambiente virtual de aprendizagem (AVA); ensino de leitura; sequências didáticas..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )