SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 número249Dando voz às crianças: percepções acerca do papel da dimensão afetiva na atividade pedagógicaO ensino primário como propaganda do projeto de formação das Associações Cristãs de Moços no Brasil (1893-1929) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

ROCHA, Jefrei Almeida; BREVES FILHO, José de Sousa  e  GOMES, Marcos José Negreiros. O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.249, pp.467-488. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2682.

O artigo relata não apenas a construção de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), voltado para o desenvolvimento e ensino da leitura em escolas públicas do estado do Ceará, mas também a construção de uma proposta metodológica própria e a sua utilização em três escolas públicas estaduais por professores e alunos. Inicialmente, idealizou-se a organização dos conteúdos numa proposta de sequência didática. No segundo momento, criou-se um AVA, estruturado de acordo com as necessidades da proposta idealizada. Por fim, fez-se uso do ambiente em três escolas da rede pública do estado do Ceará. Após esse período, os sujeitos da pesquisa preencheram um questionário avaliativo, a respeito de aspectos pertinentes ao ambiente e à proposta metodológica. Concluída a análise das respostas, constatou-se uma significativa contribuição do ambiente e da proposta metodológica para o desenvolvimento do ensino da leitura nas escolas.

Palavras-chave : ambiente virtual de aprendizagem (AVA); ensino de leitura; sequências didáticas..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )