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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

BAIA, Anderson da Cunha  e  MORENO, Andrea. O ensino primário como propaganda do projeto de formação das Associações Cristãs de Moços no Brasil (1893-1929). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.249, pp.489-502. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2849.

O artigo procurou compreender o papel do ensino primário no projeto de formação intelectual das Associações Cristãs de Moços (ACMs) brasileiras, no período de 1893 a 1929. Criada em 1844 na Inglaterra, a associação inseriu-se no Brasil em 1893, na cidade do Rio de Janeiro, por meio do missionário norte-americano Myron A. Clark. As fontes pesquisadas foram: periódicos, panfletos, cartilhas, estatutos e atas. Como uma das ações da formação intelectual, a instituição oferecia o ensino primário - ler, escrever e contar; no entanto, esse nível de ensino não era o foco principal da ACM. Caracterizava-se como o ponto de partida para a inserção do associado no projeto formador da instituição, uma vez que o alfabetizado poderia se apropriar diretamente do texto bíblico que orientava a formação moral-religiosa, considerada central pela associação.

Palavras-chave : história da educação; ensino primário; Associação Cristã de Moços.

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